Conceição  
 
(1956)

Samba Canção

Letra: Jair Amorim
Música: Dunga (Valdemar de Abreu)

Maior sucesso da dupla de compositores, ao se utilizarem de um tema já conhecido em outras músicas, da "jovem pobre, inocente e bonita" que se deixa iludir pelas promessas mentirosas dos homens e quando se dá conta onde foi parar, não consegue mais voltar a ser a moça pura e inocente de outrora.
Esse grande sucesso popular deve-se também à magnífica interpretação de Cauby Peixoto, então no auge de sua brilhante carreira; filho de família ligada à MPB, Cauby nasceu em Niterói (RJ), filho de violonista, sobrinho de Nonô grande pianista e primo do grande cantor Ciro Monteiro (Formigão); seus irmãos foram também músicos : Moacyr Peixoto (pianista), Arakén Peixoto (trompetista) e Andyara (cantora).
Cauby é considerado pela imensa maioria dos integrantes da MPB como o maior cantor popular do Brasil, sendo um dos poucos artistas a conseguir manter seu prestígio por cinco décadas, num país que apenas "cultiva a juventude"; sofreu grande influência artística de Orlando Silva e Nat King Cole.
Pode-se dividir a carreira artística de Cauby em 4 fases: a primeira, dos anos 50 onde as fãns "desmaiavam" por ele, num esquema de marketing introduzido pelo empresário Di Veras, quando Cauby transformou-se em ídolo brasileiro pelas ondas da Rádio Nacional, iniciando a época das "macacas de auditório".
Na segunda Cauby entra numa fase de músicas "cafonas" e vai até início dos anos 70.
A terceira fase mostra um cantor no ostracismo, cantando apenas em boates e clubes noturnos sem aparecer na mídia, com roupas extravagantes e atuando de forma teatral.
A partir dos anos 80 com o lançamento do disco "Cauby! Cauby!", o artista consegui reafirmar-se como grande cantor da MPB gravando músicas de Caetano Veloso, Robert & Erasmo e Chico  Buarque; conseguiu voltar à mídia passando a gravar poucas músicas
mas compatíveis com sua grande voz.
Assumiu seus exageros do passado, nunca falou mal de ninguém, sendo muito respeitado e querido por todos os integrantes da MPB. Seu apelido "Professor" é perfeito, pois ele é realmente o mestre de todos os cantores populares brasileiros.
Dárcio Fragoso
 

 

 

 

 

Conceição
 


Samba-Canção                                        


Jair Amorim / Dunga                            


1a. Gravação feita por Cauby Peixoto, em disco Columbia 1.956


 


Conceição,


Eu me lembro muito bem


Vivias no morro a sonhar ,


Com coisas que o morro não tem...


Foi então, que lá em cima apareceu,


Alguém que lhe disse a sorrir,


Que descendo à cidade, ela iria subir,


Se subiu,


Ninguém sabe, ninguém viu,


Pois hoje o seu nome mudou,


Que estranhos caminhos pisou,


Só eu sei,


Que tentando a subida desceu,
 


E agora daria, um milhão,
 


Para ser outra vez, Conceição
 
 
Música: Conceição
Autoria: Jair Amorim e Dunga
Interpretação : Cauby Peixoto
 
Pesquisas e história por Dárcio Fragoso
Formatação: nina
Projeto, edição final por Marilene Laurelli Cypriano
 
Para enviar a um amigo clique no coração
e siga as instruções
 
|Principal Menu| Fale comigo | Voltar |
Direitos autorais registrados®

Importante:

Resgatar e preservar as músicas populares brasileiras é nosso objetivo. Através da internet estamos propiciando a todas as pessoas, em qualquer lugar do mundo, o acesso às belíssimas músicas, muitas delas relegadas ao esquecimento.Música Popular Brasileira é um dos aspectos mais ricos e importantes da cultura brasileira, retratando costumes, idéias e valores de cada época.Nosso único compromisso é com os compositores, cantores e suas obras. Não temos nenhum objetivo comercial e financeiro; as imagens, músicas e suas  letras  são obtidos nos diversos sites da  internet; nosso trabalho é puramente de pesquisa e a seleção das músicas são escolhidas e  julgadas por nós as mais significativas em cada década.Numa primeira etapa incluímos algumas composições em suas respectivas décadas de lançamento, mas pretendemos continuar incluindo outras músicas porventura ainda não incluídas, num trabalho contínuo e de longo prazo.

Página melhor visualizada
em Internet Explorer 4.0 ou Superior
800x600

The full length songs on these sites are copyrighted by the respective artist and are placed here for entertainment and evaluation purposes. No profits are made for this site from their use. Please support these artists and purchase their music if you like it. I accept no legal liability for misuse by others of any of these selections as in regard to any and all copyrights which may or not be applied to any selection contained within these pages.

Todas as músicas deste site têm seus direitos autorais garantidos para seus autores e intérpretes e estão aqui apenas para avaliação e entretenimento, não sendo possível copiá-las. Nenhuma recompensa financeira é obtida pelo proprietário do site ou de quem aloca este espaço. Por favor apoie o artista e compre seu disco, se você gostar da música. Não será aceita qualquer responsabilidade legal pelo uso indevido destas páginas e suas músicas  por pessoas não autorizadas por quem de direito.