A flor e o espinho
 (1964)
 
Samba
 
Nelson Cavaquinho/Guilherme de Brito/ Alcides Caminha
 
Nelson Cavaquinho (Nelson Antônio da Silva) representa o típico compositor brasileiro de samba da primeira metade do século passado: mulato, quase pobre, pouca instrução mas enorme talento e muita sensibilidade; nascido na Tijuca,  Rio de Janeiro, em  29/10/1911,  seu pai era contramestre da Banda da Polícia Militar e tocava tuba; sua mãe era lavadeira do Convento Santa Teresa; em sua casa seu pai e tios organizavam com frequência rodas de samba, o que despertou no garoto Nelson o gosto pela música; de origem humilde, sem muita instrução pode desde cedo desenvolver todo seu imenso potencial artístico e sua sensibilidade graças à influência da família e dos amigos. Ainda jovem ingressou na Cavalaria da Polícia Militar do Rio de Janeiro passando a patrulhar o morro da Mangueira, onde conheceu e fez amizade com sambistas como Zé Com Fome (Zé da Zilda), Carlos Cachaça, Cartola e outros.
Sua primeira composição foi "Não faça vontade dela" gravada em 1939 por Alcides Gerardi.
Suas composições mais famosas foram: A flor e o espinho, com Guilherme de Brito e Alcides Caminha, Folhas Secas, com Guilherme de Brito, Pranto de poeta, com Guilherme de Brito, Juízo final, O meu pecado, com Zé Keti, Quando eu me chamar saudade, com Guilherme de Brito, Vou partir, com Jair do Cavaquinho e muitos outros.
Fato pitoresco acontecido nos anos 60 quando Nelson apresentou seu compadre e amigo João da Viola ao maestro Tom Jobim; Nelson teria dito a Jobim que o amigo era um grande compositor; depois disso o amigo ficou envergonhado e disse a Nelson que não era justo apresentá-lo ao grande maestro e ainda dizer que João era "grande compositor": ao que Nelson teria respondido "Que nada João! Deixa de ser bobo! Para com isso! Que mania vocês têm de achar que os outros são sempre melhores....eles são todos iguais à gente, fazem música porque não gostam de trabalhar..." 
Nelson Cavaquinho teve inúmeros e ótimos parceiros, sendo os principais: Guilherme de Brito, Cartola, Jair do Cavaquinho, João de Aquino, Paulo César Pinheiro, Zé Keti e outros.
Sobre Nelson escreveu o critico José Ramos Tinhorão : "Com sua cabeleira branca, seu permanente ar de dignidade e sua voz enrouquecida por muitos anos de cervejas geladas, o que Nelson Cavaquinho canta é a saga de um homem que vive em estado de poesia e cuja obra por isso mesmo não morrerá".
"A flor e o espinho" foi gravada inicialmente pelo cantor Raul Moreno em 1957, mas não teve muito sucesso; regravada em 1964 por Elizeth Cardoso foi sucesso de público e crítica.
Nelson faleceu em 18/02/1986 .

Dárcio Fragoso

 

A flor e o espinho

(1964)

Samba

(Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito e Alcides Caminha)

Tire o seu sorriso do caminho
Que eu quero passar com a minha dor
Hoje pra você eu sou espinho
Espinho não machuca a flor
Eu só errei quando juntei minh'alma à sua
O sol não pode viver perto da lua
É no espelho que eu vejo a minha mágoa
É minha dor e os meus olhos rasos d'água
Eu na tua vida já fui uma flor
Hoje sou espinho em seu amor
Tire o seu sorriso do caminho

Que eu quero passar com minha dor
Hoje pra você eu sou espinho
Espinho não machuca a flor
Eu só errei quando juntei minh'alma à sua
O sol não pode viver perto da lua.

 

Música: A Flor e o Espinho

Autoria : Nelson Cavaquinho/Guilherme de Brito/ Alcides Caminha

Intérprete: Elizeth Cardoso ( A Divina)

 

Pesquisas e Historias por Dárcio Fragoso

Imagem por Francys Dejtiar

Formatação, Projeto, Edição Final por

Marilene Laurelli Cypriano

Para enviar a um amigo clique no coração
 
 
Principal|Menu|Fale comigo | Voltar |
Direitos autorais registrados®
 

Importante:

Resgatar e preservar as músicas populares brasileiras é nosso objetivo. Através da internet estamos propiciando a todas as pessoas, em qualquer lugar do mundo, o acesso às belíssimas músicas, muitas delas relegadas ao esquecimento.

Música Popular Brasileira é um dos aspectos mais ricos e importantes da cultura brasileira, retratando costumes, idéias e valores de cada época.

Nosso único compromisso é com os compositores, cantores e suas obras.

Não temos nenhum objetivo comercial e financeiro; as imagens, músicas e suas  letras  são obtidos nos diversos sites da  internet; nosso trabalho é puramente de pesquisa e a seleção das músicas são escolhidas e  julgadas por nós as mais significativas em cada década.

Numa primeira etapa incluímos algumas composições em suas respectivas décadas de lançamento, mas pretendemos continuar incluindo outras músicas porventura ainda não incluídas, num trabalho contínuo e de longo prazo.

Página melhor visualizada
em Internet Explorer 4.0 ou Superior
1024 x 768

The full length songs on these sites are copyrighted by the respective artist and are placed here for entertainment and evaluation purposes. No profits are made for this site from their use. Please support these artists and purchase their music if you like it. I accept no legal liability for misuse by others of any of these selections as in regard to any and all copyrights which may or not be applied to any selection contained within these pages.

Todas as músicas deste site têm seus direitos autorais garantidos para seus autores e intérpretes e estão aqui apenas para avaliação e entretenimento, não sendo possível copiá-las. Nenhuma recompensa financeira é obtida pelo proprietário do site ou de quem aloca este espaço. Por favor apoie o artista e compre seu disco, se você gostar da música. Não será aceita qualquer responsabilidade legal pelo uso indevido destas páginas e suas músicas  por pessoas não autorizadas por quem de direito.

 

 

*Direitos Autorais Reservados ®

* Campanha pelos Direitos Autorais na Internet *