Alegria Alegria 

 

(1967)

 

Marcha

 

Caetano Veloso

 

Caetano Emanuel Viana Teles Veloso nasceu dia 7/08/1942, em Santo Amaro da Purificação, Bahia, filho de José Telles Veloso, funcionário público do Departamento de Correios e Telégrafos e de Claudionor Vianna Telles Veloso, dona Canô; são sete irmãos além de Caetano: Nicinha, Clara, Mabel, Irene, Rodrigo, Roberto e Maria Bethânia. Desde menino demonstrou interesse pela música e artes em geral; tirava de ouvido canções aprendidas no rádio; em 1952 com apenas 10 anos gravou "Feitiço da Vila" de Noel Rosa e Vadico e "Mãezinha querida" de Getúlio Macedo e Lourival Faissal, sendo acompanhado ao piano por Nicinha sua irmã mais velha, numa gravação apenas para a família; em 1956 morou no Rio de Janeiro e frequentou o auditório da Rádio Nacional, onde se apresentavam os maiores cantores brasileiros da época; retornou a Santo Amaro e em 1959 conheceu o trabalho de João Gilberto, pelo LP "Chega de Saudade" , artista que mais influência exerceria sobre Caetano; em 1960 após concluir o curso ginasial mudou-se com a família para Salvador onde passou a escrever críticas de cinema para o "Diário de Notícias". Nesse mesmo ano aprendeu a tocar violão e se apresentava em bares com a irmã Maria Bethânia em Salvador; ingressou na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia em 1963; nesse mesmo ano conheceu e ficou amigo de Gilberto Gil, seu ídolo que já conhecia da TV; casou-se com Dedé Gadelha em 21/11/1967; em 1986 já separado de Dedé, casou-se com Paula Lavigne.

Foi sempre muito atuante politicamente quanto aos destinos da música popular brasileira; deu entrevista à "Revista Civilização Brasileira" nº 7, maio de 1966, com apenas 23 anos, onde enfatizava a necessidade de se "retomar a linha evolutiva da música popular brasileira" a partir das lições mais fundamentais da Bossa Nova.

Em junho desse mesmo ano participou do II Festival Nacional de Música Popular Brasileira da TV Excelcior, com sua canção "Boa palavra" interpretada por Maria Odete, classificada em quinto lugar; em 1967 no III Festival da Música Popular Brasileira (TV Record) cantou sua música "Alegria Alegria" classificada em quarto lugar; em 1967 gravou seu primeiro LP "Caetano Veloso" com arranjos de Rogério Duprat e os conjuntos RC-7 e Os Mutantes.

Em 1968 lançou o LP manifesto "Tropicália ou Panis Circensis" juntamente com Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé, os poetas Torquato Neto e Capinam e os maestros Rogério Duprat, Júlio Medaglia e Damiano Cozzella, firmando assim as bases do movimento Tropicalista, que nasceu sob influência dos Beatles e da Jovem Guarda, incentivando a universalização da MPB inclusive utilizando guitarras elétricas o que para os puristas da MPB era algo inaceitável.

Por ser uma pessoa muito inteligente e corajosa, declarando sem medo suas idéias acabou sendo preso em 27/12/1968, juntamente com Gilberto Gil, supostamente por terem desrespeitado o hino e a bandeira do Brasil; permaneceram presos por dois meses, sendo posteriormente liberados mas confinados em Salvador; partiram exilados para Londres em julho de 1969, onde permaneceram até janeiro de 1972.

Foi sempre um artista polêmico e participante de movimentos autênticos visando engrandecer a MPB.

Autor de mais duzentas composições, solo e com diversos parceiros, as de maior sucesso são: Alegria Alegria , Odara, Os doces Bárbaros Outras Palavras,O Leãozinho,Novidade,Nu com minha Música, Onde nasci passa um Rio , Minha Mulher, Acrílico ( com Rogério Duprat, Irene, Menino do Rio e muitas outras          

 

Dárcio Fragoso

 

 

 

Alegria, Alegria

 

 

Caminhando contra o vento
Sem lenço, sem documento
No sol de quase dezembro
Eu vou

O sol se reparte em crimes,
Espaçonaves, guerrilhas
Em cardinales bonitas
Eu vou

Em caras de presidentes
Em grandes beijos de amor
Em dentes, pernas, bandeiras
Bomba e brigitte bardot
O sol nas bancas de revista
Me enche de alegria e preguiça
Quem lê tanta notícia
Eu vou

Por entre fotos e nomes
Os olhos cheios de cores
O peito cheio de amores vãos
Eu vou
Por que não, por que não

Ela pensa em casamento
E eu nunca mais fui à escola
Sem lenço, sem documento,
Eu vou

Eu tomo uma coca-cola
Ela pensa em casamento
E uma canção me consola
Eu vou

Por entre fotos e nomes
Sem livros e sem fuzil
Sem fome sem telefone
No coração do Brasil

Ela nem sabe até pensei
Em cantar na televisão
O sol é tão bonito
Eu vou
Sem lenço, sem documento
Nada no bolso ou nas mãos
Eu quero seguir vivendo, amor
Eu vou
Por que não, por que não...

Por que não, por que não...

 

 

Música: Alegria Alegria
Autoria: Caetano Veloso
Interpretação: Caetano Veloso
 
Pesquisas e História por Dárcio Fragoso
Plano de Fundo por Francys Dejtiar
 
Projeto ,Formatação e Edição Final : Marilene Laurelli Cypriano
 
Para enviar a um amigo clique no coração
e siga as instruções        
 
Principal|Menu|Fale comigo | Voltar |
Direitos autorais registrados®
 

Importante:

Resgatar e preservar as músicas populares brasileiras é nosso objetivo. Através da internet estamos propiciando a todas as pessoas, em qualquer lugar do mundo, o acesso às belíssimas músicas, muitas delas relegadas ao esquecimento.Música Popular Brasileira é um dos aspectos mais ricos e importantes da cultura brasileira, retratando costumes, idéias e valores de cada época.Nosso único compromisso é com os compositores, cantores e suas obras. Não temos nenhum objetivo comercial e financeiro; as imagens, músicas e suas  letras  são obtidos nos diversos sites da  internet; nosso trabalho é puramente de pesquisa e a seleção das músicas são escolhidas e  julgadas por nós as mais significativas em cada década.Numa primeira etapa incluímos algumas composições em suas respectivas décadas de lançamento, mas pretendemos continuar incluindo outras músicas porventura ainda não incluídas, num trabalho contínuo e de longo prazo.

Página melhor visualizada
em Internet Explorer 4.0 ou Superior
1024x600

The full length songs on these sites are copyrighted by the respective artist and are placed here for entertainment and evaluation purposes. No profits are made for this site from their use. Please support these artists and purchase their music if you like it. I accept no legal liability for misuse by others of any of these selections as in regard to any and all copyrights which may or not be applied to any selection contained within these pages.

Todas as músicas deste site têm seus direitos autorais garantidos para seus autores e intérpretes e estão aqui apenas para avaliação e entretenimento, não sendo possível copiá-las. Nenhuma recompensa financeira é obtida pelo proprietário do site ou de quem aloca este espaço. Por favor apoie o artista e compre seu disco, se você gostar da música. Não será aceita qualquer responsabilidade legal pelo uso indevido destas páginas e suas músicas  por pessoas não autorizadas por quem de direito.

 

      

 

 

 

 

 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


.