O bêbado e a equilibrista
(1979)
 Samba
 Composição: João Bosco e Aldir Blanc
 Interpretação: Elis Regina


 
Música lançada no LP de João Bosco "Linha de Passe" de 1979 e gravada por Elis Regina com imenso sucesso.  João Bosco de Freitas Mucci nasceu em 13/7/1946 em Ponte Nova MG; desde cedo teve influência musical da família; aos 12 anos ganhou um violão verde e passou a integrar o conjunto de rock X-Gare; em 1961 transferiu-se para Ouro Preto onde fez curso secundário e engenharia; teve forte influência da bossa nova e do jazz; em 1970 em viagem ao Rio de Janeiro conheceu Aldir Blanc que viria a ser seu parceiro mais constante, tendo feito juntos mais de cem músicas; formou-se Engenheiro  em 1973 e nesse mesmo ano gravou seu primeiro LP "João Bosco". Autor de mais de duzentas composições, as mais famosas são: "O mestre sala dos mares", "De frente para o crime", "Dois pra lá dois prá cá", "Kid Cavaquinho", "O bêbado e a equilibrista", "Amigos novos e antigos", "Perversa", "Cabaré", estas todas com Aldir Blanc, "Papel Marché" com Capinam além de inúmeras outras solo e com diversos parceiros como Paulo Emílio, Abel Silva, Waly Salomão, Antonio Cícero e seu filho Francisco Bosco. Realiza constantemente shows no Brasil e no exterior.  Cantor, compositor e violonista é considerado um dos grandes artistas da música popular brasileira.
Elis Regina nasceu em Porto Alegre RS, em 17/03/1945; gostando de cantar desde garotinha seus pais levaram-na com 7 anos ao programa "Clube do Guri" de Ary Rego, na Rádio Farroupilha de Porto Alegre, mas ela se recusou a cantar...Mais tarde em 1956 não só cantou mas no mesmo programa passou a integrar seu elenco fixo; em 1959 assinou seu primeiro contrato profissional com a Rádio Gaúcha de Porto Alegre; gravou seu primeiro LP "Viva a Brotolândia" em 1961; pelo sucesso alcançado, em março de 1964 transferiu-se para o Rio de Janeiro contratada pela TV Rio para o programa "Noites de Gala" com Trio Iraquitã, Jorge Ben, Wilson Simonal e Marly Tavares. Passou a fazer parte da turma que cantava no Beco das Garrafas, conjunto de boates em Copacabana, reduto da melhor música brasileira na época; o nome veio das inúmeras garrafas atiradas pelos moradores dos edifícios vizinhos que precisavam dormir e não conseguiam devido ao barulho de tais boates.
Em 1965 venceu o I Festival de MPB da TV Excelcior com "Arrastão" de Edu Lobo e Vinícius de Moraes, recebendo então o prêmio Berimbau de Ouro; alguns dias depois estreou no Teatro Paramount em São Paulo o espetáculo "Elis, Jair e Jongo Trio" produzido por Walter Silva, o Picapau, dando início a uma infinidade de shows em teatros de todo o Brasil com enorme sucesso de público e crítica. Seus maiores sucessos foram: "Arrastão" de Edu Lobo e Vinícius de Moraes, "Ensaio Geral" de Gilberto Gil, "O cantador" de Dori Caymmi e Nelson Motta, "Travessia" de Milton Nascimento, "Lapinha" de Baden Powell e Paulo Cesar Pinheiro, "Madalena" de Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza, "Romaria" de Renato Teixeira, "O bêbado e o equilibrista" de João Bosco e Aldyr Blanc, "Upa Neguinho" de Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri e inúmeros outros. Foi artista polêmica por dizer tudo que pensava mas como cantora é considerada pelos melhores críticos musicais a melhor do Brasil. Foi casada primeiramente com o produtor musical Ronaldo Bôscoli com quem teve um filho, João Marcelo, produtor musical; casou-se depois com o pianista Cesar Camargo Mariano e tiveram dois filhos: Pedro e Maria Rita ambos cantores. Faleceu em 19/01/1982 com apenas 37 anos.
 
Dárcio Fragoso
 
 
 
 
O bêbado e a equilibrista

 (1979)
 
Samba
 
Composição: João Bosco e Aldir Blanc
 
Interpretação: Elis Regina
 
 
 
 
 Caía, a tarde feito um viaduto,
 
 E um bêbado trajando luto,
 
 Me lembrou, Carlitos,
 
 A lua,
 
 Tal qual a dona do bordel,
 
 Pedia a cada estrela fria,
 
 Um brilho de aluguel,
 
 E nuvens,
 
 Lá no mata-borrão do céu,
 
 Chupavam manchas torturadas,
 
 Que sufoco,
 
 Louco.
 
 O bêbado com chapéu coco,
 
 Fazia irreverências mil,
 
 Pra noite do Brasil,
 
 Meu Brasil
 
 Que sonha
 
 Com a volta do irmão do Henfil,
 
 Com tanta gente que partiu,
 
 Num rabo de foguete,
 
 Chora,
 
 A nossa Pátria-Mãe Gentil,
 
 Choram Marias e Clarisses,
 
 No solo do Brasil,
 
 Mas sei,
 
 Que uma dor assim pungente,
 
 Não há de ser inutilmente,
 
 A esperança
 
Dança,
 
 Na corda bamba de sombrinha,
 
 Em cada passo dessa linha,
 
 Pode se machucar,
 
 Azar,
 
 A esperança equilibrista,
 
 Sabe que o show de todo artista,
 
 Tem que continuar.

 
.
Música: O Bêbado e a Equilibrista
Autoria: João Bosco e Aldir Blanc
Interpretação: Elis Regina
 
Pesquisas e História por Dárcio Fragoso
Plano de fundo :Tela a óleo.Não foi possível identificarmos o autor da tela   
Imagens adquiridas em E-Groups de Trocas
Projeto ,Formatação e Edição Final : Marilene Laurelli Cypriano

 
Para enviar a um amigo clique no coração
e siga as instruções 
 
|Principal Menu |Fale comigo | Voltar
Direitos autorais registrados®
 
Importante:
Nosso objetivo é resgatar, preservar e divulgar músicas populares brasileiras. Através da internet propiciamos às pessoas, em qualquer lugar do mundo, acesso às belíssimas músicas brasileiras que se constituem num dos aspectos mais ricos e importantes da nossa cultura, retratando costumes, idéias e valores de cada época. Nosso único compromisso é com os compositores, cantores e suas obras. Não temos nenhum objetivo comercial, nem financeiro, nem econômico; nossas imagens, músicas e letras são obtidas nos diversos sites da internet; divulgamos todos os créditos, arcamos com os custos de nosso trabalho e da manutenção do site.  

Página melhor visualizada
em Internet Explorer 4.0 ou Superior
800x600
 
The full length songs on these sites are copyrighted by the respective artist and are placed here for entertainment and evaluation purposes. No profits are made for this site from their use. Please support these artists and purchase their music if you like it. I accept no legal liability for misuse by others of any of these selections as in regard to any and all copyrights which may or not be applied to any selection contained within these pages. 

Todas as músicas deste site têm seus direitos autorais garantidos para seus autores e intérpretes e estão aqui apenas para avaliação e entretenimento, não sendo possível copiá-las. Nenhuma recompensa financeira é obtida pelo proprietário do site ou de quem aloca este espaço. Por favor apoie o artista e compre seu disco, se você gostar da música. Não será aceita qualquer responsabilidade legal pelo uso indevido destas páginas e suas músicas  por pessoas não autorizadas por quem de direito. 


Direitos Autorais Reservados ®
* Campanha pelos Direitos Autorais na Internet *