SAMBA DE ORLY
 
(1971)
                  
 
 
 

Samba de Orly

(1971)

Composição: Chico Buarque de Hollanda, Vinícius de Moraes e Toquinho

Interpretação: Chico Buarque de Hollanda e Toquinho

Música do LP de Chico Buarque de Hollanda "Construção" de 1971. Nessa música, a letra compartilhada por Chico e Vinícius, fala da solidão dos exilados dos anos 60 e 70, que viviam tristes dias na Europa e não viam a hora de poder retornar ao Brasil.
Francisco Buarque de Hollanda nasceu no Rio de Janeiro em 19/06/1944, mas viveu sua infância, adolescência e juventude em São Paul. Teve ótima educação cultural de sua família, onde seu pai, o historiador Sérgio Buarque de Hollanda recebia inúmeros intelectuais em sua casa onde Chico pode conviver com tais pessoas. Chico também estudou no Colégio Santa Cruz de São Paulo, com forte influência para estudos sociais, assim como cursou a FAU Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, na época forte reduto de estudios voltados para os problemas sociais do Brasil. Chico compôs mais de duzentas músicas, só e com diversos parceiros sendo considerado um dos mais eruditos, profícuos e importantes compositores da MPB. Participou de inúmeros espetáculos teatrais, filmes e mais recentemente dedica-se à literatura tendo escrito várias obras de sucesso.
Toquinho (Antonio Pecci Filho) nasceu em São Paulo SP em 06/07/1946; cantor , compositor e instrumentista iniciou seus estudos de violão aos 14 anos com mestre Paulinho Nogueira e posteriormente orquestração com Leo Perachi. Toquinho profissionalizou-se pela primeira vez em 1960 como instrumentista nos shows produzidos por Walter Silva no Teatro Paramount em São Paulo; em 1963 conheceu Chico Buarque, com quem compôs "Lua cheia" sua primeira música a receber letra. Em 1970 Toquinho conheceu Vinícius de Moraes, nascendo aí uma parceria profícua e duradoura: durante onze anos compuseram 120 músicas, gravaram 25 LP's e se exibiram em mais de 1.000 shows pelo Brasil, Américas e Europa. Apesar da grande diferença de idade, 33 anos, essa parceria foi de muita afinidade e compreensão e talvez a mais longa que Vinícius teve entre seus inúmeros parceiros. Vinícius "pagou a língua" pois dissera que São Paulo era o túmulo do samba e foi justamente com o paulistano Toquinho que formou sua melhor, mais duradoura e mais produtiva parceria. A dupla foi pioneira na produção de trilhas sonoras para novelas de televisão como "O bem amado" de Dias Gomes para a TV Globo nos anos 70. Toquinho compôs mais de duzentas músicas solo e com diversos parceiros. As mais famosas são: A tonga da mironga do cabuletê, Amigos meus, Aquarela, Canto em contraponto, Carta ao Tom, Chorando pra Pixinguinha, Gilda, Mais um adeus, Meu pai oxalá, Para viver um grande amor com Vinícius de Moraes, Na boca da noite, Noite longa, No fim não se perde nada com Paulo Vanzolini, Desencontros, Lua cheia, Samba pra Vinícius com Chico Buarque e muitas outras.
Vinicius (Marcus Vinícius da Cruz de Melo Morais) é considerado o intelectual brasileiro mais influente e participativo da moderna música popular brasileiro. Carioca, nascido na Gávea em 19 de outubro de 1913, formou-se em Direito já praticando sua vocação poética. Em 1946 passou a trabalhar no Itamarati. Atuou diplomaticamente em Paris e Roma onde frequentou a casa do escritor Sérgio Buarque de Holanda (pai do Chico) então trabalhando na Itália.

Dárcio Fragoso



Samba de Orly

 (1971)

Composição: Chico Buarque, Vinícius de Moraes e Toquinho
 
Cantam: Chico  Buarque / Toquinho / Vinícius De Moraes


Vai meu irmão
Pega esse avião
Você tem razão
De correr assim
Desse frio
Mas beija
O meu Rio de Janeiro
Antes que um aventureiro
Lance mão

Pede perdão
Pela duração
Dessa temporada
Mas não diga nada
Que me viu chorando
E pros da pesada
Diz que eu vou levando
Vê como é que anda
Aquela vida à toa
E se puder me manda
Uma notícia boa

Pede perdão
Pela omissão
Um tanto forçada
Mas não diga nada
Que me viu chorando
E pros da pesada
Diz que eu vou levando
Vê como é que anda
Aquela vida à toa
E se puder me manda
Uma notícia boa

Música: Samba de Orly
Autoria:
Chico Buarque de Hollanda, Vinícius de Moraes e Toquinho
Interpretação:
Chico Buarque de Hollanda, Vinícius de Moraes e Toquinho

Pesquisas e História por Dárcio Fragoso
Plano de fundo
Chico Buarque de Hollanda, Vinícius de Moraes e Toquinho pela webdesigner Francys Dejtiar
Imagens adquiridas em E-Groups de Trocas
Projeto ,Formatação e Edição Final : Marilene Laurelli Cypriano


Para enviar a um amigo clique no coração
e siga as instruções


|PrincipalMenu |Fale comigo | | Voltar |
Direitos autorais registrados®

Importante:
Nosso objetivo é resgatar, preservar e divulgar músicas populares brasileiras. Através da internet propiciamos às pessoas, em qualquer lugar do mundo, acesso às belíssimas músicas brasileiras que se constituem num dos aspectos mais ricos e importantes da nossa cultura, retratando costumes, idéias e valores de cada época. Nosso único compromisso é com os compositores, cantores e suas obras. Não temos nenhum objetivo comercial, nem financeiro, nem econômico; nossas imagens, músicas e letras são obtidas nos diversos sites da internet; divulgamos todos os créditos, arcamos com os custos de nosso trabalho e da manutenção do site.

Página melhor visualizada
em Internet Explorer 4.0 ou Superior
800x600

The full length songs on these sites are copyrighted by the respective artist and are placed here for entertainment and evaluation purposes. No profits are made for this site from their use. Please support these artists and purchase their music if you like it. I accept no legal liability for misuse by others of any of these selections as in regard to any and all copyrights which may or not be applied to any selection contained within these pages.
Todas as músicas deste site têm seus direitos autorais garantidos para seus autores e intérpretes e estão aqui apenas para avaliação e entretenimento, não sendo possível copiá-las. Nenhuma recompensa financeira é obtida pelo proprietário do site ou de quem aloca este espaço. Por favor apoie o artista e compre seu disco, se você gostar da música. Não será aceita qualquer responsabilidade legal pelo uso indevido destas páginas e suas músicas por pessoas não autorizadas por quem de direito.


Direitos Autorais Reservados ®
* Campanha pelos Direitos Autorais na Internet *