Tigresa
 (1977)
Música e Letra: Caetano Veloso
 
"Tigresa" foi grande sucesso de crítica e público quando foi lançada como uma das faixas do LP de Gal Costa "Caras e bocas"; o compositor e cantor Caetano Emanuel Viana Teles Veloso nasceu dia 7/08/1942, em Santo Amaro da Purificação, Bahia. Desde menino demonstrou interesse pela música e artes em geral; tirava de ouvido canções aprendidas no rádio; em 1956 morou no Rio de Janeiro e frequentou o auditório da Rádio Nacional, onde se apresentavam os maiores cantores brasileiros da época; retornou a Santo Amaro e em 1959 conheceu o trabalho de João Gilberto, pelo LP "Chega de Saudade" , artista que mais influência exerceria sobre Caetano; foi sempre muito atuante politicamente quanto aos destinos da música popular brasileira; em 1967 no III Festival da Música Popular Brasileira (TV Record) cantou sua música "Alegria Alegria" classificada em quarto lugar; em 1968 lançou o LP manifesto "Tropicália ou Panis circensis" juntamente com Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé, os poetas Torquato Neto e Capinam e os maestros Rogério Duprat, Júlio Medaglia e Damiano Cozzella, firmando assim as bases do movimento Tropicalista, que nasceu sob influência dos Beatles e da Jovem Guarda, incentivando a universalização da MPB inclusive utilizando guitarras elétricas o que para os puristas da MPB era algo inaceitável.
Foi sempre um artista polêmico e participante de movimentos autênticos visando engrandecer a MPB.
Autor de mais duzentas composições, solo e com diversos parceiros, as de maior sucesso são: Alegria Alegria, Odara, Os doces bárbaros, Outras palavras, O leãozinho, Novidade, Nu com minha música, Onde eu nasci passa um rio, Minha mulher, Acrílico (com Rogério Duprat), Irene, Menino do Rio,Tigresa e muitas outras.
Gal Costa (Maria das Graças Costa Penna Burgos) estreou como cantora em 1964 no show que marcou a inauguração do Teatro Vila Velha, em Salvador, ao lado de Caetano Veloso, Tom Zé, Maria Bethânia, Djalma Correa, Fernando Lona e Gilberto Gil; em 1965 acompanhou Caetano e Bethânia em viagem ao Rio de Janeiro onde se apresentaram em alguns shows; nesse mesmo ano gravou seu primeiro disco, compacto com "Eu vim da Bahia" de Gilbertro Gil e "Sim foi você" de Caetano Veloso; participou de inúmeros festivais de música e em 1967 gravou seu primeiro LP "Domingo" produzido por Dori Caymmi; dessa forma Gal foi inserida no mundo musical do Rio de Janeiro, onde Chico Buarque de Hollanda apresentou-a ao produtor Marcos Lázaro que acertou sua participação em programas de TV de muito sucesso: "Fino da Bossa" e "Agnaldo Rayol Show"; em 1968 passou a ser empresariada por Guilherme Araújo que sugeriu a mudança de seu nome artístico de Maria das Graças para Gal Costa. Gal foi considerada na época  a musa do Tropicalismo e no LP "Tropicália" participou das faixas "Parque Industrial", "Hino do Senhor do Bonfim", "Mamãe coragem" e "Baby" sendo esta última um grande sucesso de público  e crítica. Em 1969 gravou seu primeiro LP individual "Gal Costa", com enorme sucesso principalmente pelas faixas "Não identificado" de Caetano Veloso e "Que pena" de Jorge Ben. Gravou inúmeros sucessos como "London London", "Deixa sangrar" ambas de Caetano, "Pérola Negra" de Luis Melodia, "Sua estupidez" de Roberto e Erasmo, "Oração de Mãe Menininha" de Caymmi e o grande sucesso "Modinha para Gabriela" de Dorival Caymmi para a novela homônima da TV Globo.
Gal Costa tem sido ao longo das últimas décadas uma das cantoras mais importantes da moderna música popular brasileira sempre cantando e gravando músicas dos melhores compositores.
 
       Dárcio  Fragoso
 
 
Tigresa
 
Canta Gal Costa
 
Composição: Caetano Veloso
 
 
 
Uma tigresa de unhas negras e íris cor de mel
Uma mulher, uma beleza que me aconteceu
Esfregando a pele de ouro marrom
Do seu corpo contra o meu
Me falou que o mal é bom e o bem cruel
 
Enquanto os pelos dessa deusa tremem ao vento ateu
Ela me conta sem certeza tudo o que viveu
Que gostava de política em mil novecentos e sessenta e seis
E hoje dança no Frenetic Dancin’ Days
 
Ela me conta que era atriz e trabalhou no Hair
Com alguns homens foi feliz com outros foi mulher
Que tem muito ódio no coração, que tem dado muito amor
E espalhado muito prazer e muita dor
 
Mas ela ao mesmo tempo diz que tudo vai mudar
Porque ela vai ser o que quis inventando um lugar
Onde a gente e a natureza feliz, vivam sempre em comunhão
E a tigresa possa mais do que o leão
 
As garras da felina me marcaram o coração
Mas as besteiras de menina que ela disse não
E eu corri pra o violão num lamento
E a manhã nasceu azul
Como é bom poder tocar um instrumento
 
 
 
Imagem Central - Gal Costa
Música: Tigresa
Autoria: Caetano Veloso
Interpretação: Gal Costa
 
Pesquisas e História por Dárcio Fragoso
Imagem Central: Gal Costa por Francys Dejtiar

Projeto ,Formatação e Edição Final : Marilene Laurelli Cypriano
 
Para enviar a um amigo clique no coração
e siga as instruções
 

 
Direitos autorais registrados®
 
 |PrincipalMenu |Fale comigo | Voltar |
 
Importante:
Resgatar e preservar as músicas populares brasileiras é nosso objetivo. Através da internet estamos propiciando a todas as pessoas, em qualquer lugar do mundo, o acesso às belíssimas músicas, muitas delas relegadas ao esquecimento.
Música Popular Brasileira é um dos aspectos mais ricos e importantes da cultura brasileira, retratando costumes, idéias e valores de cada época.
Nosso único compromisso é com os compositores, cantores e suas obras.
Não temos nenhum objetivo comercial e financeiro; as imagens, músicas e suas  letras  são obtidos nos diversos sites da  internet; nosso trabalho é puramente de pesquisa e a seleção das músicas são escolhidas e  julgadas por nós as mais significativas em cada década.
Numa primeira etapa incluímos algumas composições em suas respectivas décadas de lançamento, mas pretendemos continuar incluindo outras músicas porventura ainda não incluídas, num trabalho contínuo e de longo prazo.

Página melhor visualizada
em Internet Explorer 4.0 ou Superior
800x600

The full length songs on these sites are copyrighted by the respective artist and are placed here for entertainment and evaluation purposes. No profits are made for this site from their use. Please support these artists and purchase their music if you like it. I accept no legal liability for misuse by others of any of these selections as in regard to any and all copyrights which may or not be applied to any selection contained within these pages.

Todas as músicas deste site têm seus direitos autorais garantidos para seus autores e intérpretes e estão aqui apenas para avaliação e entretenimento, não sendo possível copiá-las. Nenhuma recompensa financeira é obtida pelo proprietário do site ou de quem aloca este espaço. Por favor apoie o artista e compre seu disco, se você gostar da música. Não será aceita qualquer responsabilidade legal pelo uso indevido destas páginas e suas músicas  por pessoas não autorizadas por quem de direito.

 

Direitos Autorais Reservados ®
* Campanha pelos Direitos Autorais na Internet *