Samba pra Vinícius
(1982)
Samba
Música e letra: Toquinho e Chico Buarque
 
Música composta por Toquinho e Chico Buarque em homenagem a  Vinícius de Moraes que tanto ajudou os dois e muito contribuiu para a moderna música popular brasileira.
Toquinho (Antonio Pecci Filho) nasceu em São Paulo SP em 06/07/1946; cantor , compositor e instrumentista iniciou seus estudos de violão aos 14 anos com mestre Paulinho Nogueira e posteriormente orquestração com Leo Perachi. Toquinho profissionalizou-se pela primeira vez em 1960 como instrumentista nos shows produzidos por Walter Silva no Teatro Paramount em São Paulo; em 1963 conheceu Chico Buarque, com quem compôs "Lua cheia" sua primeira música a receber letra; no ano seguinte gravou seu primeiro disco compacto simples; em 1965 fez a direção musical do espetáculo "Liberdade, liberdade", com Paulo Autran, Teresa Raquel, Oduvaldo Viana Filho e Cláudia. No ano seguinte gravou seu primeiro LP "O violão de Toquinho"; participou de quase todos os musicais de MPB na televisão nos anos 60 e 70; sua música "Na boca da noite" com Paulo Vanzolini classificou-se em oitavo lugar no III Festival Internacional da Canção (FIC) em sua fase nacional; fez várias temporadas na Europa e América Latina.
Em 1970 Toquinho conheceu Vinícius de Moraes, nascendo aí uma parceria profícua e duradoura: durante onze anos compuseram 120 músicas, gravaram 25 LP's e se exibiram em mais de 1.000 shows pelo Brasil, Américas e Europa; apesar da grande diferença de idade, 33 anos, essa parceria foi de grande afinidade e compreensão e talvez a mais longa que Vinícius teve entre seus inúmeros parceiros; Vinícius "pagou a língua" pois dissera que São Paulo era o túmulo do samba e foi justamente com o paulistano Toquinho que formou sua mais duradoura e mais produtiva parceria. A dupla foi pioneira na produção de trilhas sonoras para novelas de televisão como "O bem amado" de Dias Gomes para a TV Globo nos anos 70; Toquinho compôs mais de duzentas músicas solo e com diversos parceiros; as mais famosas são: A tonga da mironga do cabuletê, Amigos meus, Aquarela, Canto em contraponto, Carta ao Tom, Chorando pra Pixinguinha, Gilda, Mais um adeus, Meu pai oxalá, Para viver um grande amor com Vinícius de Moraes, Na boca da noite, Noite longa, No fim não se perde nada com Paulo vanzolini, Desencontros, Lua cheia, Samba pra Vinícius com Chico Buarque e muitas outras. Toquinho é considerado um dos grandes cantores e compositores da moderna música popular brasileira.
 
Dárcio Fragoso
 
 
 
Samba pra Vinícius
(1982)
Samba
Música e letra: Toquinho e Chico Buarque
 
 
 
Poeta, meu poeta camarada
Poeta da pesada,
Do pagode e do perdão
Perdoa essa canção improvisada
Em tua inspiração
De todo o coração,
Da moça e do violão, do fundo,
Poeta, poetinha vagabundo
Quem dera todo mundo fosse assim feito você
Que a vida não gosta de esperar
A vida é pra valer,
A vida é pra levar,
Vinícius, velho, saravá
 

Poeta, poetinha vagabundo
Virado, viramundo,
Vira e mexe, paga e vê
Que a vida não gosta de esperar
A vida é pra valer
A vida é pra levar
Vinícius, velho, saravá
A vida é pra valer
A vida é pra levar
Vinícius, velho, saravá

 
 
Música: Samba pra Vinicius
Autoria: Música e letra: Toquinho e Chico Buarque
Interpretação: Toquinho
 
Pesquisas e História por Dárcio Fragoso
Plano de fundo por Francys Dejtiar
Imagens: Vinicius de Morais e Toquinho
Bar Garota de Ipanema- Rua Vinicius de Morais -Rio de Janeiro-BR
Projeto ,Formatação e Edição Final : Marilene Laurelli Cypriano
 
Para enviar a um amigo clique no coração
e siga as instruções
 
 
|Principal Menu  |Fale comigo | Voltar
Direitos autorais registrados®
 
Importante:
Resgatar e preservar as músicas populares brasileiras é nosso objetivo. Através da internet estamos propiciando a todas as pessoas, em qualquer lugar do mundo, o acesso às belíssimas músicas, muitas delas relegadas ao esquecimento.
Música Popular Brasileira é um dos aspectos mais ricos e importantes da cultura brasileira, retratando costumes, idéias e valores de cada época.
Nosso único compromisso é com os compositores, cantores e suas obras.
Não temos nenhum objetivo comercial e financeiro; as imagens, músicas e suas  letras  são obtidos nos diversos sites da  internet; nosso trabalho é puramente de pesquisa e a seleção das músicas são escolhidas e  julgadas por nós as mais significativas em cada década.
Numa primeira etapa incluímos algumas composições em suas respectivas décadas de lançamento, mas pretendemos continuar incluindo outras músicas porventura ainda não incluídas, num trabalho contínuo e de longo prazo.


Página melhor visualizada
em Internet Explorer 4.0 ou Superior
800x600

 

Direitos Autorais Reservados ®
* Campanha pelos Direitos Autorais na Internet *